Ciclo de Vida da Organização

Thiago Persi

Thiago Persi

O ciclo de vida da organização (CVO) é uma necessidade acadêmica, e mercadológica, de entender as capacidades evolutivas das empresas de acordo com suas características. Cada estágio dentro do ciclo de vida representa uma etapa, por onde a empresa vai passar durante o seu desenvolvimento.

A ideia de analisar a startup por meio do CVO, vem da necessidade de elencar facilmente as necessidades da organização dentro desse mundo de incertezas. Com o CVO a startup consegue identificar novas etapas de validação, apresentar propostas para investidores e consolidar processos já validados. Assim como o ciclo de vida do produto o crescimento dentro de cada etapa pode variar de acordo com a startup. Dentro do CVO existem diversas formas de analisar o crescimento de uma empresa. A mais utilizada é a CVO em S. proposto por Overall e Wise (2015) que se estrutura em quatro estágios distintos com base no desenvolvimento de clientes proposto por Blank.

Os estágios são divididos em estágio semente (I), com o conceito inicial do negócio; estágio inicial (II), com o ajuste do problema e solução; expansão (III), com o processo de validação (MVP); e estágio posterior (IV) com o ajuste do produto e mercado.  

Mas o mais importante é que fique claro que a stratup possui estágios de maturação que são formados por milestones que definiem o cresimento e desenvolvimento da empresa. Independente do modelo utilizado para essa análise, saber onde a sua startup se encontra dentro do ciclo de vida é o primeiro passo para identificar demandas internas latentes.

Compartilhe:

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no pinterest
Pinterest
Compartilhar no linkedin
LinkedIn

Deixe uma resposta

RELACIONADOS

Você também pode gostar

Investimentos e Finanças

Tipos de Investimento

Rodadas de investimento dentro do mundo das startups podem não ser tão simples. Abordamos, nesse texto, as principais rodadas de investimento para te orientar antes do Pitch.

AGS

O mundo dos Investidores

Dentro da realidade das startups existe um mundo que poucos conhecem mas que, em algum momento, vai impactar significativamente o futuro da empresa. Nesse texto abordamos os diferentes tipos de investidores que fazem parte desse mundo que busca novas oportunidades de investimento. Dividimos ele por etapas do ciclo de vida das startups alinhado com os tipos de investimentos.

AGS

Ciclo de Vida da Organização

Compreender as etapas de crescimento da organização auxilia na melhor compreensão dos seus desafios. Nesse texto abordamos um dos principais conceitos utilizados na hora de avaliar os diferentes estágios de maturidade de uma organização.