Ciclo de Vida da Organização

Thiago Persi

Thiago Persi

O ciclo de vida da organização (CVO) é uma necessidade acadêmica, e mercadológica, de entender as capacidades evolutivas das empresas de acordo com suas características. Cada estágio dentro do ciclo de vida representa uma etapa, por onde a empresa vai passar durante o seu desenvolvimento.

A ideia de analisar a startup por meio do CVO, vem da necessidade de elencar facilmente as necessidades da organização dentro desse mundo de incertezas. Com o CVO a startup consegue identificar novas etapas de validação, apresentar propostas para investidores e consolidar processos já validados. Assim como o ciclo de vida do produto o crescimento dentro de cada etapa pode variar de acordo com a startup. Dentro do CVO existem diversas formas de analisar o crescimento de uma empresa. A mais utilizada é a CVO em S. proposto por Overall e Wise (2015) que se estrutura em quatro estágios distintos com base no desenvolvimento de clientes proposto por Blank.

Os estágios são divididos em estágio semente (I), com o conceito inicial do negócio; estágio inicial (II), com o ajuste do problema e solução; expansão (III), com o processo de validação (MVP); e estágio posterior (IV) com o ajuste do produto e mercado.  

Mas o mais importante é que fique claro que a stratup possui estágios de maturação que são formados por milestones que definiem o cresimento e desenvolvimento da empresa. Independente do modelo utilizado para essa análise, saber onde a sua startup se encontra dentro do ciclo de vida é o primeiro passo para identificar demandas internas latentes.

Compartilhe:

Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn

Deixe um comentário

RELACIONADOS

Você também pode gostar

AGS

MATE Awards anuncia vencedores

Em sua primeira edição, na noite desta terça-feira, 28, a premiação reconheceu agentes do ecossistema de inovação do RS e abriu o calendário nacional desta